Matemática é de longe a matéria mais recorrente em nossas vidas, Responsável por nos ajudar e facilitar as questões do dia-a-dia, sendo ela também muito recorrente em vestibulares e concursos. Uma parte da matemática de extrema  importância é a Regra de Três Simples, presente em diversas provas e concursos.

Neste artigo ensinaremos como calcular e aplicar a lógica em exercícios de Regra de Três Simples, mostrando todos os detalhes para que você possa solucionar de maneira simples as questões.

regra-de-tres-simples

Regra de Três Simples Como resolver

A Regra de Três Simples consiste em nos ajudar a achar um quarto valor que seja desconhecido. Usando mais 3 valores dos quais já temos conhecimentos conseguimos então achar o quarto.

Em uso mais lógico e do dia a dia como cobrado em vestibulares e concursos a Regra de Três Simples pode ser usada em proporções de grandeza, misturas químicas, conversões de grandezas na física e cálculos financeiros.

Passo a Passo da Regra de Três Simples

Exercício 1 – Para que haja a construção de um muro de 17m² é necessária a ajuda de 3 Pedreiros. Quantos Pedreiros serão necessários para construir um de 51m²?

A) 6

B) 10

C) 12

D) 8

E) 9

Analisando o problema podemos ver que conhecemos 3 valores e que existem 2 grandezas envolvidas. Logo, temos uma Regra de Três Simples.

Teremos  que achar o número de Pedreiros que irão construir um muro de 51m². Portanto, devemos começar a resolver a partir desses dados e descobrir se é uma Regra de Três Simples direta ou inversa:

Olhando o exercício de início há de se perceber que ao aumentar o tamanho do muro, logicamente aumenta-se a quantidade de Pedreiros também.

Quando se trata de uma Regra de Três Simples direta basta multiplicar os valores em “X”. Multiplicando o primeiro valor da primeira coluna pelo segundo valo da segunda coluna, também multiplicando o segundo valor da primeira coluna pelo primeiro valor da segunda. Logo temos:

 

 

Logo, o número de pedreiros que vão ser precisos é de 9, sendo a resposta certa E.

 Exercício 2 – É feriado, dia das Mães. Para chegar em Curitiba na casa de sua Mãe, Joana demora 3 horas numa velocidade de 80 km/h. Assim, quanto tempo seria necessário para ela poder realizar o mesmo caminho em uma velocidade de 120 km/h?

A) 5 horas

B) 3 horas

C) 2 horas

D) 4 horas

E) 1 hora

Nesse exercício de Regra de Três Simples, é de se entender que ao aumentar a velocidade, abaixa-se o tempo para chegar até Curitiba, logo temos uma fração inversamente proporcional. Então, teremos:

120x= 240
x= 240/120
x= 2 horas

Assim, ao aumentar a velocidade o tempo é diminuído, logo a viagem a 120 Km/h levará 2 Horas  Resposta correta Letra C.

 Exercício 3 – Uma escolinha atende até 20 crianças que comem mais ou menos 600 pães em 10 dias. Se a escolinha tiver que alimentar mais 20 crianças, de quantos pães vai precisar para o consumo em 10 dias?

A) 2400

B) 1200

C) 600

D) 380

E) 350

Nesta questão teremos que calcular a quantidade de pães que serão precisos em 10 dias para 20 crianças. Tendo:

Quant. Crianças          Núm. de Pães
20                                  600
40                                    x

Calculando:

20/600 = 40/x

20x = 24000

x= 24000/20

x= 1200 pães.

Resposta correta é a letra B, já que se aumenta a quantidade de criança em dobro deve se aumentar a quantidade de pães também.

regra-de-tres-simples-inversa

Regra de Três Simples Direta

São as que envolvem um cálculo mais simples, envolvendo sempre duas grandezas proporcionais, ou seja, quando um depende do outro.

Ex:

  • Trabalho e Dinheiro.

Quanto mais você trabalha mais você recebe.

Regra de Três Simples Inversa

São duas grandezas proporcionais ao contrário, ou seja, se uma aumenta a outra diminui.

Ex:

  • Velocidade e Tempo.

Quanto mais rápido você estiver em menos tempo irá chegar em outro lugar.

Gostou do nosso artigo de Regra de Três Simples? Compartilhe!

Leia também – Regra de Três Composta!

Imagens- thebalance.com /fceexamtips.com